Clinica Genese

Dúvidas Frequentes

Infertilidade / Reprodução Assistida

Caso a sua dúvida não conste nos tópicos abaixo ou não tenha sido plenamente escla-recida, clique aqui e utilize o formulário.

O que é infertilidade?

Infertilidade é definida como a não obtenção de gravidez num casal que mantêm relações sexuais durante o período de um ano, sem utilizar métodos contraceptivos ou também a incapacidade de engravidando, levar a gestação a termo. Cerca de 15% dos casais apresentam algum tipo de infertilidade.

O que causa infertilidade?

Existe uma variedade muito grande de fatores que podem influenciar a fertilidade. Entre as causas femininas de infertilidade podemos apontar: distúrbios hormonais que impeçam ou dificultem o crescimento e liberação do óvulo ( ovulação ); problemas nas trompas provocados por infecções, cirurgias, endometriose; muco cervical hostil ou ausente, que impeça a passagem dos espermatozóides; idade, a partir dos 35 anos o potencial de fertilidade feminino começa fisiologicamente a diminuir.

Para os homens as causas mais comuns de infertilidade são: diminuição no número de espermatozóides; diminuição no número de espermatozóides móveis; aumento no número de espermatozóides de forma anormal; ausência na produção de espermatozóides; processos obstrutivos que alterem ou impeçam a ejaculação dos espermatozóides; dificuldades na relação sexual.

Em torno de 20% dos casais não encontramos um fator definido que justifique a infertilidade; são os casos de ESCA, infertilidade sem causa aparente.

Quem é mais responsável pela infertilidade: o homem ou a mulher?

Ao contrário da crença popular, a mulher não é a principal responsável pelos problemas de fertilidade. 40% são de causa masculina, 40% de causa feminina. Em 20% das vezes coexistem fatores masculinos e femininos de infertilidade. Assim, o homem e a mulher contribuem para a infertilidade conjugal na mesma proporção

De que forma a endometriose causa infertilidade?

Existem vários mecanismos que podem explicar a infertilidade. O mais comum é a formação de processos aderenciais, decorrentes de processos inflamatórios provocados pelo sangramento interno dos focos de endometriose. Esses processos aderenciais podem se instalar em torno de estruturas nobres para a fertilização como trompas e ovários. Outros mecanismos de infertilidade são: alterações hormonais decorrentes do comprometimento ovariano; causas imunológicas e alterações ao nível da membrana do óvulo, que a torna mais resistente, dificultando a fertilização pelo espermatozóide

Paciente com endometriose pode engravidar normalmente, sem tomar remédios?

Sim, depende do grau da endometriose. Em casos muito severos a gravidez só será possível através de técnicas de fertilização assistida.

Qual a chance de uma mulher que só tem uma trompa engravidar?

Se a paciente não tem outro fator de infertilidade, as chances são excelentes, desde que a paciente ovule do lado que tem a trompa, de maneira espontânea ou induzida por medicacão.

E quando só tem um ovário?

Da mesma forma, mantêm-se as mesmas chances se não existirem outras causas de infertilidade. A mulher passará a ovular todo mês pelo ovário remanescente. Tendo uma trompa com potência ou seja, permeável e móvel, o potencial de fertilidade dessa mulher não deve modificar-se. Se a trompa não existe ou não tem boa qualidade provavelmente se usará técnicas de fecundação in vitro.

As aderências nas trompas são operáveis? Qual é a probabilidade de uma cirurgia ser bem sucedida?

As aderências tubárias podem ser operadas, dependendo o sucesso da cirurgia, do grau e extensão das aderências, bem como da experiência do cirurgião.

Até que idade uma mulher pode ter filhos?

Enquanto estiver ovulando, a mulher pode ter filhos, diminuindo fisiologicamente seu potencial de fertilidade a partir dos 35 anos, devido à diminuição da reserva ovariana ( número de óvulos ), bem como ao aumento do índice de abortamentos, devido a alterações cromossômicas nos óvulos, que tem sua qualidade comprometida com o passar do tempo. Atualmente com a utilização de técnicas de reprodução assistida, teoricamente não existe limite de idade para a maternidade.

O que é varicocele e como pode causar infertilidade?

A varicocele é a dilatação anormal de veias do plexo pampiniforme, que se situam ao redor do testículo, determinando uma dificuldade do refluxo do sangue venoso, criando um ambiente hostil ao desenvolvimento dos espermatozóides. A incidência de varicocele na população masculina é de aproximadamente 15%. Nem todos os homens com varicocele terão problemas para gerar filhos, porém, entre os homens inférteis, a varicocele é uma causa frequentemente encontrada. Várias teorias existem para explicar como a varicocele pode afetar a fertilidade: o aumento prolongado da temperatura testicular causada pela dificuldade do fluxo venoso teria efeitos deletérios sobre a produção dos espermatozóides; concentrações anormais de substâncias tóxicas poderiam impedir o desenvolvimento normal dos espermatozóides; o fluxo venoso anormal aumentaria os produtos do metabolismo celular e diminuiria a concentração de oxigênio e nutrientes necessários a produção dos espermatozóides; o fluxo sangüíneo anormal poderia também interferir na concentração de testosterona, a qual poderia interferir na produção dos espermatozóides.

Oligospermia e astenospermia: o que é, qual é a causa?

A oligospermia é a diminuição da quantidade de espermatozóides. A astenospermia é a diminuição da quantidade de espermatozóides móveis. As causas de oligo e/ou astenospermia são variadas, devendo se proceder com avaliações específicas para o homem.

O que é reproducão assistida?

São todas as técnicas utilizadas para tratamento da infertilidade, desde técnicas mais simples, de baixa complexidade, como indução de ovulação, coito orientado, inseminação artificial, até as técnicas de alta complexidade, que são fertilização in vitro, injeção intracitoplasmática de espermatozóide, assited hatching, biópsia de embrião.

As chances de ocorrerem malformações congênitas aumentam com a utilização de técnicas de reprodução assistida?

Não. Teoricamente diminuiriam, pois estamos acompanhando e avaliando a qualidade dos óvulos, espermatozóides e embriões transferidos. Na verdade, mantêm-se o mesmo índice de malformações da população que engravida espontaneamente, sem utilizar as técnicas de reprodução assistida.

Qual é a duração de um tratamento de infertilidade?

A duração depende da causa da infertilidade e do tratamento indicado. Depois de iniciado o tratamento este dura em média de 25 a 30 dias, o mesmo período do nosso ciclo menstrual, cada ciclo de tentativa.

Qual a diferença entre inseminação artificial e fertilização in vitro?

A inseminação artificial consiste na colocação de sêmen, preparado em laboratório, no aparelho genital feminino, mais comumente dentro do útero, durante o período peri-ovulatório. Na fertilização in vitro ("bebê de proveta"), é realizada a aspiração folicular, via vaginal com auxílio do ultra-som, para captação dos óvulos, sendo levados ao laboratório para serem inseminados, mantidos em cultura para observação da fertilização e divisão celular, sendo então transferidos para o interior do útero em estágio de pré-embriões. Para ambas as técnicas é necessária utilização de drogas indutoras da ovulação e monitorização da ovulação.

Posso escolher o sexo do meu filho?

No Brasil, segundo o Conselho Federal de Medicina e as normas que regem as técnicas de fertilização assistida, só é permitido quando existem doenças familiares ligadas ao sexo.

Qual é o custo de um tratamento de reprodução assistida?

Depende do tipo de tratamento indicado.

O risco de gravidez múltipla é grande com o tratamento de reprodução assistida? Como pode ser evitado?

A chance de ocorrer gestação múltipla aumenta com esses tipos de tratamento, devido ao uso de medicações indutoras da ovulação, que fazem com que o ovário produza mais de um óvulo e no caso da fertilização in vitro porque se transfere mais de um embrião para o útero.Com a melhora na qualidade dos embriões é possível transferir um número menor de embriões com a mesma taxa de gravidez e menor risco de gravidez múltipla.

Porque congelar sêmen?

Deve-se congelar sêmen de pacientes que vão se submeter a tratamento que podem comprometer a fertilidade(quimioterapia, por exemplo) ou mesmo vasectomia.

Por quanto tempo o sêmen pode ficar congelado?

O sêmen congelado e armazenado manterá sua qualidade e capacidade de fertilização par varias décadas.

Como é feita a coleta de sêmen para congelamento?

Nos pacientes que ejaculam espermatozóides, através da masturbação, realizada no próprio Serviço; para pacientes que não apresentam espermatozóides no ejaculado, pode ser feita uma punção de epidídimo ou mesmo uma biópsia de testículo, e caso seja encontrado espermatozóides, estes podem ser congelados.

Precisa ser casado para congelar sêmen?

Não

Menor de idade pode congelar sêmen?

Sim, com autorização dos representantes legais. Esta técnica de prevenção e conservação de espermatozóides é muito indicada e deve ser utilizada em todos os homens adultos ou menores de idade que produzem espermatozóides e serão submetidos a qualquer tipo de tratamento que por alguma eventualidade poderá danificar a espermatogenese, tais como quimioterapia, radioterapia e outros. pode-se ainda proceder o congelamento de sêmen para aqueles pacientes que frequentemente estão viajando ou moram em outro local para utilização posterior do seu sêmen e suas esposas com técnicas de fertilização assistida.

Qual a probabilidade do sêmen congelado "prestar" quando descongelado?

Depende das características do sêmen no momento do congelamento. Um teste pode ser realizado na amostra inicial colhida para o congelamento, que nos mostrará se este espermatozóide suporta o congelamento. Sabe-se que há uma perda em torno de 30% no número de espermatozóides potencialmente férteis. Com o uso das técnicas de reprodução assistida quase todos os sêmens podem ser congelados e usados posteriormente.

Depoimentos

Eduarda
Ingrid mas uma vez eu e Paulo agradecemos a toda a equipe da clínica Gênese e Dr. Bela , p ...

veja a lista completa »